Helenna Castro
Na última quarta, dia 1 de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira, conhecido por Mano Brown, por seus grandes feitos pela cultura popular, periférica e negra do Brasil através, principalmente, de seu trabalho enquanto compositor e cantor no grupo de rap Racionais MCs desde a década de 1990.
A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna-BA. Além do homenageado, artistas locais se apresentaram com música que denunciavam suas realidades de desigualdade social, racismo, misoginia, etc, assim como falavam de amor, e coletividade como ferramentas para a sobrevivência do povo negro e pobre.
Ao receber o título, Dr. Mano se emocionou e relatou a significância de ser uma universidade da Bahia a lhe conceder a honraria. Relembrou a história de sua mãe, retirante baiana que, como tantos outros nordestinos no século passado, procurou melhores condições de vida em São Paulo e ali se instalou para toda vida. Por essa ancestralidade, Brown diz se reconhecer enquanto afro-baiano.
O rapper ressaltou, também, a importância de cada um dos demais integrantes do Racionais para que o grupo se tornasse a grande referência que hoje é. E, para deixar a plateia que lotava o teatro em polvorosa, se despediu cantando Vida Loka pt.2.
SALVE, DOUTOR MANO!
Helenna Castro é comunicadora popular e escritora.
Comentarios