Ingrid Macedo
A Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) lançou, nesta terça-feira (16), a primeira edição do Boletim de Monitoramento das Terras Indígenas do Nordeste e Leste do Brasil, cujo foco é o território Barra Velha do Monte Pascoal no extremo sul da Bahia, mais precisamente nos municípios de Porto Seguro, Itamaraju e Prado.
Fruto de uma parceria com o projeto de extensão Ações indigenistas e monitoramento de terras indígenas na Bahia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB, a proposta objetiva apresentar informações sobre Terras Indígenas (T.I.) presentes na região de atuação da Anaí, complementando outros dados disponibilizados pela organização sobre os processos demarcatórios, a exemplo do mapa das T.I.s, que reporta seus respectivos nomes, os povos que as habitam, extensão e situação fundiária atual.
Em sua primeira publicação, o boletim aborda de forma sucinta informações presentes no Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID), publicado em 29 de fevereiro de 2008, e relata o histórico de luta deste povo pelo direito originario à terra. Além disso, o boletim reporta também situações recentes de violentos ataques aos nativos, consequência das articulações de grandes proprietários de terra e o uso de milícias armadas para defender os interesses privados.
O BOLETIM 1 ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE PARA DOWNLOAD:
Ingrid Macedo, de nome indígena Juacema, pertence ao povo Pataxó, é artesã, comunicadora popular e integra o coletivo Brasil Vermelho.
Comments