Helenna Castro
Na manhã desse 8 de março, Dia Internacional da Luta das Mulheres, a Frente Feminista Crystiane Nascimento, o Fórum de Luta por Terra Trabalho e Cidadania e outras organizações de luta se uniram em um ato em defesa dos direitos e da vida das mulheres. Dentre as pautas, destacam-se a proteção à vida das mulheres e o fim do feminicídio, trabalho digno, representação política e a promoção de políticas públicas específicas para o fim das violências de gênero.
A concentração foi na Praça Adami, onde diversas representantes de partidos e movimentos sociais fizeram falas contundentes sobre o mês da luta das mulheres e o que ele representa. A caminhada seguiu pela Cinquentenário sentido Praça José Bastos, onde o ato se encerrou.
A companheira Crystiane Nascimento Santos, que faleceu em 2022, foi homenageada pelo seu histórico de militância combativa e engajada no Partido dos Trabalhadores. Outras mulheres de luta foram lembradas, como Marielle Franco, então vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, assassinada brutalmente em 14 de março de 2018 e Caroline Fernandes, então militante do PT, que desapareceu em 15 de fevereiro de 2020, em Ilhéus, caracterizando possível feminicídio.
Helenna Castro é Comunicadora Popular e integra o Coletivo Brasil Vermelho.
Comments